domingo, 2 de junho de 2013

Evangélicos indo além da Idolatria - R.C Sproul


Permalink

O tema central de Romanos 1 diz respeito à revelação geral de que Deus faz de si mesmo para o mundo inteiro. Paulo trabalhou o fato de que a revelação do evangelho é para um mundo que já está sob acusação de rejeição a Deus Pai. Cristo veio em um mundo  povoado por pecadores. O pecado mais básico encontrado no mundo é o da idolatria.
O homem é um idolarum fabricum . Assim escreveu João Calvino, numa tentativa de captar a essência da queda humana. Na Alemanha, um Fabrik é uma fábrica. É um lugar onde os produtos são produzidos em massa. A frase de Calvino simplesmente significa "fazedor de ídolos."
Nas civilizações culturais, tendemos a supor que a idolatria não é um problema. Podemos reclamar sobre o uso de estátuas e se concentrar em determinadas configurações de eclesiásticos, mas onde eles estão ausentes, nos sentimos aliviados de preocupação com formas primitivas de idolatria. Num sentido mais amplo, no entanto, qualquer distorção do verdadeiro caráter de Deus é um ato de idolatria. Nossa própria teologia pode facilmente tornar-se idólatra. Se o nosso conceito de Deus está incorreta em qualquer ponto, esse ponto de erro é em si um elemento de idolatria.

O Pecado de erro teológico

Cometer erro teológico é cometer pecado. Nós podemos nos desculpar levemente apelando para a fraqueza do intelecto e da dificuldade do assunto. Nós orgulhamo-nos em ser candidatos a nobres da verdade e descartar os nossos erros como meros "erros" ao longo do caminho. 
Deus nos ordena a amá-lo com todas as nossas mentes. Ele nos chama ao discipulado diligente. Somos chamados a meditar sobre sua palavra dia e noite. Nossos erros em teologia estão enraizados em nosso orgulho e preguiça. Estamos satisfeitos com vistas malfeita de Deus. Estamos confortáveis ​​com os ídolos. É a nossa natureza decaída a preferir os ídolos para o verdadeiro Deus. Ídolos são sem vida e sem valor. Mas eles também são inofensivos. É por isso que estamos confortáveis ​​com eles. Nós fazemos os nossos próprios ídolos. O que nós fazemos, nós próprios, e que nós próprios, podemos controlar. Nós não podemos controlá-lo. Isso nos torna desconfortável.

Juízo Especial para Professores

Deixe-me ser sincero, revelando meus pensamentos mais íntimos sobre o problema da idolatria. Eu sou um estudante de teologia. Eu também sou um professor de teologia que tem ensinado a doutrina de Deus em uns seminários teológicos. Que é suposto dizer que eu sei alguma coisa sobre o assunto. Como a maioria dos estudantes, no entanto, percebo que quanto mais eu aprendo sobre Deus, a me tornar mais consciente do que eu não sei sobre ele. Eu percebo que eu deveria saber muito mais do que eu sei sobre Deus.
Sei também que, como professor, eu deveria saber mais sobre Deus do que o cristão comum. Isso me assusta. A Bíblia adverte que muitos não estão para se tornarem professores porque há um julgamento especial  para os professores. Se eu sou culpado de levar um pequenino ao desvio, me candidato a ser lançado ao mar com uma pedra de moinho ao pescoço.

Um dos principais problemas entre os evangélicos

Eu gosto de pensar que os meus erros teológicos são meros "erros." A verdade é, porém, eu errar, porque eu não fiz a minha lição de casa. Eu não apliquei o meu espírito totalmente ao amor de Deus. Então meus próprios fracassos em teologia me assombram.
Há ainda uma outra questão que me preocupa profundamente. Eu vejo um problema com a idolatria no mundo evangélico. Há ortodoxia dentro do evangelicalismo atual.Infelizmente, também há muita coisa que não é ortodoxa. Eu vejo o problema da idolatria, e não como um ligeiro desvio aqui e ali, mas como um grande problema. Visões idólatras de Deus são galopante dentro do evangelicalismo atual. Acham que Deus não é imutável, que não é infinito, que não é santo, e que não é soberano. Esse deus não é o Deus verdadeiro. Ele é um ídolo.

As Raízes da Idolatria

Em Romanos 1, o apóstolo Paulo traça a raiz da idolatria. Ele escreve:
... Tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças ... (versículo 21)
O problema com a idolatria não é uma questão de ignorância. É um problema de atitudes humanas em direção a Deus. A postura primária do homem caído é recusar-se a honrar a Deus.
De alguma forma, parece que para honrar a Deus significa sacrificar a honra de nós mesmos. Eu não quero Deus para obter o crédito para as minhas conquistas. Este é o nosso pecado mais básico, o nosso orgulho que espreme qualquer espaço para a homenagem adequada de Deus. O pecado da ingratidão está ligada ao pecado de desonrar a Deus. Obviamente, se tivéssemos um bom senso de gratidão a Deus por todos os benefícios que ele nos concedeu teríamos um intenso desejo de homenageá-lo. Nossos corações seriam inflamados de adoração.

Definindo Idolatria

O apóstolo ultrapassa descrevendo as raízes da idolatria ao proporcionar uma sólida definição da natureza da idolatria. Ele escreve:
Eles trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente! Amém. (Versículo 25)
Ídolos não são feitos a partir do zero. Ela envolve a distorção da verdade já presente. A verdade é transformada em uma mentira. A falsificação depende de uma raiz autêntica (verdade) para ter o seu valor. Nossos ídolos de Deus contêm verdades dentro de si, tornando-os ainda mais sedutor para nós. Para ter certeza, Deus é amor. Para reduzir o Deus de amor, no entanto, é mudar a verdade em mentira.
Se o cristianismo evangélico é ir além da idolatria, devemos fazer um estudo sério do caráter de Deus. Todos nós devemos levar essa responsabilidade. Que o "liberal" distorce o caráter de Deus não é nenhuma surpresa. Que os evangélicos fervorosos fazem o mesmo deve nos chocar e nos despertar do sono dogmático.

Este artigo é © Tabletalk revista , e foi originalmente publicado como "Homem - O Criador dos Ídolos" na edição de março 1989 da revista, páginas 20-21. 
Para mais informações sobre Tabletalk visita: www.ligonier.org / Tabletalk ; email: tabletalk@ligonier.org.

0 comentários: