quarta-feira, 5 de junho de 2013

Justificação segundo a visão Protestante - R.C Sproul




   
 Ao pensar sobre produtividade, devemos lembrar que não somos salvos por nossas obras. Pelo contrário, somos justificados pela fé. Ainda assim, lembre-se também que os reformadores magisteriais do século XVI, como Martinho Lutero, disse que somos justificados pela fé, mas não por uma fé que está sozinha.
   Este ponto de vista está em desacordo com o esquema da Igreja Católica Romana, que afirma que uma pessoa deve ter fé para ser justificada, mas ele também precisa ter obras. Assim, a visão católica é que a fé mais as obras é igual a justificação. Mas, na visão protestante, a fé é igual a justificação mais obras.
       
VISÃO CATÓLICA ROMANA : Fé + Obras = Justificação
VISÃO PROTESTANTE: Fé = Justificação + Obras


Na visão protestante, as obras são uma consequência, uma manifestação do estado de graça, portanto, elas não acrescentam nada à justificação. As únicas obras de justiça que servem para justificar um pecador são as obras de Cristo. Assim, quando dizemos que somos justificados pela fé, queremos dizer que somos justificados somente por Cristo, por suas obras, nossas obras não contam para a nossa justificação.
Alguns dirão: "Eu acho que isso significa que eu não tenho que produzir qualquer fruto. Eu não tenho que manifestar justiça, porque eu sou salvo pela fé. "Mas lembre-se de que a fé que justifica, como Tiago nos diz em sua epístola (Tiago 2:26) e argumentou Lutero, não é uma fé morta, é uma fé viva, uma fé vital. A verdadeira fé que nos une a Cristo sempre se manifesta em obras, e se não houver obras no lado direito da equação,então isso nos diz que não há fé no lado esquerdo da equação. Infelizmente, se não houver fé no lado esquerdo da equação, então não há nenhuma justificação no lado direito da equação.
A quantidade de frutos produzidos pelos Cristãos varia. Jesus diz que a boa semente pode render ", em um caso, um a cem, outro sessenta, e outro trinta" (Mc 4.20). Alguns verdadeiros cristãos não são tão frutíferos como outros cristãos, mas todo crente verdadeiro tem algum fruto. Se ele não o fizer, ele não é um crente. É por isso que Jesus diz: "Por seus frutos os conhecereis" (Mt 07:16 a), e não por suas profissões.

Este é um trecho do Livro Can I Be Sure I’m Saved? ( Posso saber se sou salvo?) de R.C Sproul disponível gratuitamente em Inglês no Site Ligonier e foi gentilmente traduzido por Daniel Filho do Blog Focados no Evangelho. Você poderá comprar a obra completa em Português no site da Editora Fiel  ou clique aqui.

Robert Charles Sproul, (1939, em PittsburghPensilvânia)  Ele é o fundador e presidente da Ligonier Ministries (uma organização sem fins lucrativos reformada, sediada em Orlando) e pode ser ouvido diariamente no programa de rádio Renewing Your Mind difundido nos Estados Unidos e em mais 60 países. A Ligonier realiza várias conferências teólogicas a cada ano, incluindo a principal conferência realizada anualmente em Orlando, Flórida, em que Sproul é um dos principais oradores.


Licença Creative CommonsVocê está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.



0 comentários: